A mente provavelmente é uma das partes do ser humano menos compreendida, tanto pela ciência quanto pelo público em geral. Por isso, o atendimento psiquiátrico sofre um certo estigma até hoje, sendo considerado algo pessoas que fogem do padrão de “sanidade mental”. Mas esteja certo que qualquer um pode precisar do psiquiatra e é melhor procurar ajuda o mais cedo possível.
Conforme conseguimos conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental, o atendimento psiquiátrico ganha mais relevância. Essas condições são reais e muito importantes. Só em 2020, por exemplo, ocorreram mais de 276 mil afastamentos do trabalho ocasionados por transtornos psicológicos.
A tendência é que esses números só avancem conforme os diagnósticos ficam mais robustos. Entender que tais problemas existem e que causam danos sérios à vida do paciente é só o primeiro passo. Também queremos levar saúde mental a todos através de nossos atendimentos.
O psiquiatra é um especialista médico que realiza o diagnóstico e trata de transtornos que afetam a mente.
Ele é responsável por acompanhar todos os tipos de casos, dos mais leves aos mais graves. Como especialista, ele precisa conhecer fatores neurológicos e bioquímicos relacionados aos distúrbios para oferecer o melhor tratamento.
No entanto, seu trabalho é ainda mais complexo do que parece. Ele não está realizando o diagnóstico de um osso quebrado, mas sim de algo que afeta a mente de forma geral. Portanto, precisa lidar com carinho, afeto e atenção um paciente que se encontra fragilizado para evitar piorar seu quadro.
Seu tratamento precisa resolver sintomas, mas também trazer conforto a quem sofre com algo que nem todos compreendem.
Não se engane pensando que somente condições muito graves ou complexas precisam do especialista psiquiátrico. Pessoas de todas as faixas etárias podem apresentar transtornos mentais e precisar de ajuda. Mas o lado bom é que nossa equipe tem experiência e formação para lidar com todos.
Considerando que problemas de ordem emocional são tão comuns, como saber que chegou o momento de visitar um especialista?
Basta ficar atento e perceber se eles têm afetado seu cotidiano. Emoções não devem impedir o indivíduo de realizar tarefas do dia a dia, trabalhar ou relacionar-se com pessoas próximas. Quando isso começa a acontecer, mesmo que de forma sutil e perceptível somente ao paciente e sua família, o psiquiatra pode intervir.
O ideal é olhar para a saúde mental sem preconceitos. Quanto mais cedo entendermos que visitar o psiquiatra para cuidar da mente é como ir a um ortopedista para tratar um osso quebrado, melhor estaremos.
Qualquer condição que cause sofrimento mental faz parte da atuação do psiquiatra. Algumas delas são:
Todas essas doenças são mais comuns do que pensamos. O Brasil é um dos países com os maiores índices de ansiedade no mundo, com quase 19 milhões de pessoas nessa condição. Quando a doença não recebe tratamento, a qualidade de vida do indivíduo cai a ponto de ameaçar sua autopreservação.
Nossos médicos psiquiatras, Dr. Talles B. Fonseca (também psicogeriatra) – CRM 186252/ RQE 88222 e Dra. Helene Franzin – CRM 208671, possuem ampla experiência no diagnóstico e tratamento em crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Nossa abordagem psiquiátrica busca tornar o atendimento em um momento acolhedor e reconfortante para iniciar a recuperação do paciente. Ao escutar verdadeiramente a pessoa, conseguimos compreender melhor o transtorno e definir o melhor tratamento.
O sofrimento mental precisa ser compreendido em diferentes perspectivas, incluindo a biológica, psicológica e social. Ou seja, somente o próprio paciente consegue ajudar nosso especialista a definir seu quadro. Isso também garante que sua singularidade seja respeitada durante todo o processo terapêutico.