Otorrinolaringologia

O especialista em otorrinolaringologia trata problemas nas regiões do pescoço e cabeça de pacientes, atuando em diversos tipos de problemas que afetam garganta, ouvido, nariz e outras áreas primordiais para respiração e fonação. Muitas vezes, pacientes com sintomas relacionados à especialidade do otorrinolaringologista erram de especialista por não conhecê-lo.

O que é Otorrinolaringologia?

A otorrinolaringologia é uma especialidade médica e cirúrgica que busca tratar doenças, inflamações e condições que afetam certas partes da cabeça e pescoço. Nariz, garganta e ouvidos estão entre os locais que mais sofrem com essas condições e levam pacientes aos consultório da área.

Algumas outras regiões que o otorrinolaringologista pode atender incluem:

A especialidade é bastante ampla em sua área de atuação. Alguns sintomas, inclusive, geram confusões entre os pacientes que costumam visitar outro especialista antes de receber indicação para este. Pessoas com tonturas, por exemplo, podem estar sofrendo de problemas no labirinto, algo que deve ser diagnosticado e tratado por esse médico.

Doenças mais comuns na
otorrinolaringologia

A região da garganta, ouvido e nariz são alguns dos principais acessos do organismo ao mundo exterior. Por isso, precisam de proteção reforçada para evitarem infecções, lesões e traumas por causa desse contato. O problema é que nosso corpo nem sempre dá conta de evitar isso ou possui alterações congênitas que o impedem.

É desses quadros que trata o otorrinolaringologista, incluindo até algumas condições comuns, como amigdalites e faringites sazonais, que acontecem no inverno.

Confira mais algumas doenças e condições que o especialista atende:

Perda auditiva

Conforme envelhecemos diversos sentidos ficam afetados, inclusive a audição. O especialista em otorrinolaringologia solicita uma audiometria e exames complementares para determinar se realmente existe perda e em que grau.

Em casos de perda mais avançada, os resultados do exame permitem definir o melhor tratamento ou indicar a forma de usar o aparelho corretivo. Já quem ainda não passou por uma perda definitiva ou grave pode começar a prevenção com idas ao otorrino para evitar chegar em estágios mais avançados.

Quem perceber zumbidos no ouvido também deve procurar o especialista. Eles podem ser sinais de alterações no canal auditivo que precisam de tratamento o mais rápido possível. Como as causas variam, só um diagnóstico adequado consegue determinar o melhor caminho para o tratamento.

Remoção ou acúmulo de cerume

O cerume, a popular “cera do ouvido”, é parte dos mecanismos de proteção deste órgão. Ela mantém o canal limpo e lubrificado, além de impedir que infecções entrem por essa área. Mas eventualmente a produção de cera pode ser excessiva e prejudicar a audição, quando o paciente precisa visitar o otorrinolaringologista para retirá-la.

Esse procedimento é parte da rotina do profissional. Rápido e indolor, o procedimento só pode ser feito por um especialista médico. Realizá-lo em casa pode prejudicar o canal auditivo.

Os problemas nasais são parte importante dos atendimentos da otorrinolaringologia, alguns deles são:

Problemas nasais prejudicam muito o paciente, impedindo que realize atividades laborais e esportivas. Por isso, quanto antes forem diagnosticados, melhor.

O especialista responsável na Clínica Êxito pelo atendimento em otorrinolaringologia é a Dra. Mariah de Souza Arantes – CRM 194012/ RQE 95341, que atua do diagnóstico ao tratamento de todas as afecções relacionadas à sua área de atuação.

Estamos prontos para ajudar nos problemas mais comuns relacionados a nariz, garganta e ouvido, em todas as etapas do processo.

A Clínica Êxito

Como chegar