O pulmão é um órgão vital que realiza uma simples função: prover oxigênio para todo o corpo. Sem seu funcionamento, os seres humanos durariam poucos minutos antes de desligarem completamente. Portanto, seu cuidado é algo bastante delicado e seus problemas devem ser tratados pelo especialista, o pneumologista.
Talvez você sequer conheça a palavra pneumologia. Afinal de contas, pacientes geralmente chegam a esse especialista após a recomendação de um clínico geral ou outro médico. No entanto, seu trabalho é importantíssimo e consiste em ajudar pessoas a respirarem melhor.
Ele trata uma variedade grande de doenças que afetam não só o pulmão, mas o sistema respiratório como um todo. Algumas são silenciosas, com sintomas gerais que pouca gente sabe reconhecer. Mas elas afetam drasticamente a qualidade de vida, algo que temos o dever de resolver para nossos pacientes.
A pneumologia é a especialidade responsável por realizar o diagnóstico e tratamento de qualquer problema pulmonar ou do sistema respiratório. Ao contrário do que algumas pessoas pensam ao ouvir o nome, não é só quem está sob suspeita de pneumonia que deve visitar o especialista.
Além do diagnóstico de doenças pulmonares, ele realiza o acompanhamento de quem se encontra em sério risco de desenvolvê-las. O objetivo é evitar que elas cheguem a se formar, ou iniciar o tratamento precoce.
Quanto antes o problema recebe a atenção do pneumologista, maiores são as chances de sucesso do tratamento. Lembre-se que esse especialista lida com condições com potencial de ameaçar a vida de qualquer paciente. Ou seja, ele deve saber agir rápido e de forma correta para levar o que existe de mais moderno e eficiente ao tratamento.
Além da própria pneumonia, doença bastante conhecida, existe uma variedade incrível de problemas relacionados ao pneumologista. Ele trabalha com doenças que envolvem as vias aéreas, incluindo traqueia, brônquios, pulmões e pleura. Esse último é o tecido que recobre os pulmões.
As doenças crônicas, como a asma, exigem acompanhamento constante do pneumologista. Caso contrário, o paciente pode perceber sérios prejuízos à sua rotina, impedindo que realize atividades escolares, esportivas e até laborais por alguns períodos.
Outras, como o câncer de pulmão, são potencialmente mortais quando não recebem diagnóstico rapidamente.
O pneumologista realiza uma combinação de exames para conseguir identificar condições respiratórias. Algumas delas acontecem no próprio consultório, como a avaliação física e exame de espirometria. Outros, devem ocorrer em laboratórios especializados, como ultrassom e radiografia.
O exame de espirometria é uma das bases de nossos atendimentos. Também conhecido como prova de sopro, ele avalia a função pulmonar e traz os primeiros sinais de problemas ao especialista em pneumologia.
Além de avaliar a existência de asma e DPOC, ele também permite verificar as sequelas pulmonares em pacientes que passaram por infecção de COVID-19. Nesse caso, o pneumologista trabalha na reabilitação, para melhorar a função o mais rápido possível.
Qualquer um pode ser afetado por doenças respiratórias. Confira alguns dos sinais de alerta mais comuns que indicam que chegou a hora de visitar este especialista:
Muitas pessoas imaginam que a falta de ar, tosse e sintomas associados são parte de um quadro de gripe comum e deixam de ir ao especialista.
No entanto, eles podem indicar problemas graves e só o pneumologista consegue saber isso. Quanto mais cedo o tratamento começar, melhores são as chances de recuperar-se sem sequelas.
Os responsáveis pelos atendimentos em pneumologia na Clínica Êxito são os doutores Henrique Alcantara Engleitner – CRM 187799, para atendimento de adultos, e Rafaela de França Roccon – CRM 125672/ RQE 70240, especialista em crianças e adolescentes.
Melhore a saúde dos seus pulmões com nosso atendimento em pneumologia. Marque uma consulta.